Destaque
Grupo Globo anuncia que revista Época não vai mais circular
Após 23 anos, a revista Época deixará de circular semanalmente de forma impressa. A partir do dia 28 de maio, o conteúdo passa a ser publicado como uma seção dentro do jornal O Globo, tanto no digital, diariamente, quanto no papel, em um espaço fixo aos sábados para debates mais aprofundados sobre os principais temas do país e do mundo.
“O site da revista migrará para o site do jornal e passará a fazer parte do conteúdo disponível ao assinante. Na edição impressa de O Globo, Época terá páginas fixas aos sábados, sempre com reportagens de fôlego. E também ocupará espaços nas páginas do jornal nos demais dias da semana, com uma presença mais analítica e reflexiva do noticiário”, informou o Grupo Globo em comunicado.
A decisão acontece após a percepção de que revistas semanais impressas vêm perdendo relevância devido à internet, que mudou o ciclo de notícias. A audiência digital vem tendo um crescimento global, enquanto há um declínio das vendas em bancas em todo o mundo. A escalada da pandemia do coronavírus deu impulso a essa tendência, gerando uma demanda sem precedentes por notícias de maneira rápida.
Olhar para o futuro sempre foi a vocação da revista ÉPOCA. O primeiro número, que circulou em 25 de maio de 1998, detalhava expectativas e preocupações dos brasileiros e refletia sobre “um futuro melhor”. Neste maio de 2021, quando a revista completa 23 anos, ÉPOCA, mais uma vez, mira os novos tempos.
Na última década, os incontáveis desafios impostos pela internet mudaram radicalmente o ciclo das notícias. A dinâmica de uma revista semanal de notícias impressa começou a perder relevância em um tempo em que os furos de reportagem são publicados em tempo real e alertados nas telas dos celulares.
No Brasil, o conteúdo publicado digitalmente pelas principais revistas semanais de informação vem crescendo em alcance nos últimos anos, seguindo a tendência de aumento de consumo de notícias na rede. Em janeiro de 2017, eram 16 milhões de visitantes únicos nos sites das quatro principais publicações semanais do país. Em março deste ano, foram 55 milhões.
Esse crescimento global da audiência digital, no entanto, se deu em meio a um declínio das edições impressas de revistas semanais de informação em todo o mundo. Ainda no início da década passada, a mítica Newsweek chegou a encerrar sua edição impressa após 75 anos de circulação.
fonte:metropoles.com
Comentários