Destaque
William Bonner e mais 20 funcionários da Globo estão na mira da Receita Federal
O William Bonner e mais 20 artistas, jornalistas e apresentadores da Globo estão na mira da Receita Federal. A megaoperação do leão começou no ano passado e já autuou mais de 40 funcionários da emissora.
Em vez de contratar os funcionários com carteira assinada, a Globo e os artistas optaram por um acordo na tentativa de reduzir o pagamento de impostos e facilitar a sonegação do Fisco por meio da chamada “pejotização”. O chamado “contrato por obra” quebra o vínculo de exclusividade com a Globo. Ou seja, em de assinarem a carteira de trabalho, os artistas e jornalistas fecharam um acordo com a emissora como se usassem empresas pessoais, conhecidas como pessoas jurídicas.
Esse acordo dá a liberdade dos artistas fazerem cinema, teatro, propagandas – “merchans” – e eventos sem se comprometerem com o Plin Plin. No entanto, a Receita entendeu isso como sendo uma manobra para reduzir as alíquotas devidas e sonegar impostos. Ao invés de pagarem 27,5% sobre os rendimentos na Globo, esses profissionais pagam só 15% sobre o total mais 10% sobre o que exceder R$ 20 mil mensais.
O Bonner e a emissora negam qualquer irregularidade, tanto nos contratos atuais quanto nos passados. Os funcionários investigados estão recorrendo.
fonte: Por: Isabella Vieira / Rede Clube Fm Brasil
Comentários