Destaque
Coronavírus: Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021
Decisão foi tomada por conta da pandemia do novo coronavírus
Após um longo mistério em torno da decisão, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, confirmou oficialmente nesta terça-feira (24) que pediu ao Comitê Olímpico Internacional o adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio em decorrência da pandemia de coronavírus – que atrapalhou a organização do evento e a preparação dos atletas.
Em anúncio aos jornalistas, o primeiro-ministro confirmou que o comitê aceitou o pedido. Portanto, as Olimpíadas, que estavam marcadas para começar no dia 24 de julho, deverão ser realizadas em 2021.
Fabrice Coffrini/AFP
Pandemia de coronavírus
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus.
“Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. Temos mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4 291 pessoas morreram”, disse Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Segundo ele, a confirmação da pandemia não muda a avaliação da OMS da ameaça representada pelo vírus.
“Estamos chamando todos os países para ativar e intensificar mecanismos emergenciais de resposta, buscar casos suspeitos, isolar, testar e tratar todo episódio de Covid-19, além de traçar as pessoas que tiveram contato com ele. Preparem-se, detectem, protejam, tratem, reduzam o ciclo de transmissão, inovem e aprendam”, concluiu.
Comentários